sábado, 16 de outubro de 2010

Utilizando o DASHER

Hoje vou relatar como foi realizar uma atividade do curso "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS", oferecido pelo NIEE/UFRGS:

Nesta atividade, eu precisava imaginar que por algum motivo tinha uma limitação motora e somente conseguia utilizar o mouse do computador. O desafio seria realizar uma atividade de escrita utilizando somente o mouse...
Para isso, instalei o programa Dasher para a escrita no teclado através de um acionador. O software Dasher é uma interface de entrada para texto que utiliza algum dispositivo complementar quando o teclado não pode ser usado de maneira convencional. Este programa é totalmente gratuito e pode ser usado com diferentes dispositivos.

Caso você queira realizar esta experiência também, instale o software Dasher que pode ser encontrado no site (http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/). Para baixar o programa escolha a opção "Download Dasher".


Seguem minhas impressões sobre a experiência:

"Gente.... como é complicado mudar a lógica do funcionamento das coisas!
Demorou um bocado para aprender a utilizar o dasher. As letras "escapavam", e quando eu me dava conta, tinham formado outras palavras ou sílabas. Aprender a movimentar o mouse com delicadeza, não clicar ou arrastar: eis o meu desafio de hoje!
Fico pensando que, até começar a fazer este curso nem imaginava que teria um recurso para pessoas com limitação motora. Simplesmente não passava pela minha cabeça que alguém teria criado um recurso como esse, que exigiu grande esforço de minha parte, mas que pode ser a única ferramenta de uma pessoa, a chave que dá acesso a um mundo de possibilidades de criação textual."
(Portfolio Pessoal, 1/09/2010)

Um comentário:

  1. Meus parabéns Sara pela iniciativa de compartilhar, na Internet, esses recursos tão valiosos!

    Ah, seu blog tá 10!!!

    ResponderExcluir