quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Turismo acessível em SC

Você sabia que em setembro aconteceu em Florianópolis o I Seminário Catarinense de Turismo Acessível?
Pois é... Após dois dias de apresentações de palestrantes renomados e debates com representantes do trade-turístico de Santa Catarina, foi elaborado, com a efetiva participação do público presente, um documento que apresenta um breve panorama do arcabouço legal da acessibilidade e os aspectos preponderantes para a o desenvolvimento de ações necessárias para a defesa plena dos interesses e necessidades ligados a prática das viagens e do turismo das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Incluem- se aqui, além dos portadores de necessidades especiais, os idosos e obesos.

Conheça a "Carta de Santa Catarina" em:
 
<https://docs.google.com/fileview?id=0B5k5c8Wj75nQNGJhMzE4ZjctZTFmMC00OTNiLTgxOWYtYjVhNjAwNmFhMjQw&hl=en&pli=1>
 
 
Assista à reportagem exibida no Estúdio Santa Catarina em 19/09/2010:


<http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=138849&channel=47>
 
 
"TURISMO PARA TODOS: O caminho é a preparação", publicado no Diário Catarinense em 21/09/2010:
 
<http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3047048.xml&template=3898.dwt&edition=15542&section=846>

Um comentário:

  1. Comentário recebido por email, de Marina Ferreira de Abreu (19/10/2010)

    "Oi querida!
    Linda a iniciativa! Acessibilidade é algo que nos últimos meses tenho debatido muito em casa, principalmente com o Alemão... Acho que é um assunto de extrema importância para a nossa sociedade, já que afeta a todos nós.
    Quando penso em acessibilidade vejo o mais importante princípio da nossa Carta Magna: Somos todos iguais! E portanto temos os mesmos direitos nela conferidos: Direito à moradia, à vida, à educação, liberdade de ir e vir... Penso nos deficientes físicos e mentais (argh detesto este termo! mas minha prima down não reclama, não sou eu que vou reclamar, né?!), nas gestantes, nas mães com crianças de colo, nos idosos (oxalá que quando eu estiver velhinha as coisas tenham mudado!)...

    Tem um blog de cadeirantes do RJ que eu visito há alguns meses e foi o despertador dessa percepção em mim e acredito que pode te acrescentar muita coisa, chama-se Mão na Roda (http://maonarodablog.com.br/). Conheci por acaso e me sensibilizei com a causa! Tem muita matéria sobre acessibilidade e outros problemas que os cadeirantes enfrentam. Aprendi muito... Aprendi que somos muito cruéis quando não temos informação... Acho que esta é a arma para acabarmos com os preconceitos e a exclusão.

    Se visitares o blog sugiro que olhes o post "No colinho, não" que é o meu preferido, mas tem outros muito bons! Desde um que relata uma vaga de emprego para o cargo de motoboy destinada a deficientes (???? vai entender né) até aos que tratam da invenção de órteses...

    É isso! Parabéns pela iniciativa e vou divulgar o blog também!
    Beijo grande
    Marina Ferreira de Abreu"

    ResponderExcluir